Greve 2014

Boa tarde!

Em 22 de Maio de 2014, durante Assembleia Geral da Categoria, os Servidores Técnico-administrativos da UFABC votaram pela adesão à greve dos TA’s, que já se alastra por mais de 90% dos Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do país.

A greve dos TA’s já está ocorrendo em nível nacional há mais de 60 dias e apenas agora os TA’s da UFABC aderiram ao movimento. O principal objetivo da greve é a garantir o pleno cumprimento do Acordo de Greve estabelecido em 2012, que vem sendo reiteradamente descumprido pelo governo federal. Este é o principal item da Pauta Nacional de Reivindicações.

Paralelamente, existe a Pauta Local de Reivindicações, que varia de Universidade para Universidade. Aqui na UFABC, temos uma série de reivindicações que já foram objeto de negociações anteriores com a Reitoria (antiga gestão) e que foram engavetadas, ignoradas e embaraçadas por esse ou aquele motivo.

Como exemplo dessas reivindicações que compõem a Pauta Local, podemos citar a flexibilização da jornada de trabalho dos TA’s, a criação de uma creche para os filhos dos funcionários e estudantes da Universidade e a paridade na eleição para Reitor.

Além disso, um dos principais pontos da Pauta de Reivindicações Local é o arquivamento do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que foi direcionado contra os trabalhadores do NTI ao longo do ano passado. Nos próximos posts trataremos mais especificamente das Pautas Nacional e Local de Reivindicações.

A greve, aqui na UFABC, será deflagrada a partir do dia 30 de maio e não há previsão para o retorno das atividades. A Reitoria já se dispôs a negociar com o Comando de Greve dos TA’s e já ocorreu uma reunião entre representantes da Reitoria e do Comando de Greve nesta última quarta-feira (28).

Nessa reunião, ficou acordado que não haverá corte de ponto dos TA’s e a Reitoria reconheceu que todos os TA’s (estáveis ou em estágio probatório; com cargo de chefia ou não) têm o direito de participar da greve. Na próxima semana, haverá mais uma reunião entre as duas entidades na qual serão iniciadas as negociações sobre a pauta local e oficializados os serviços que excepcionalmente deverão funcionar durante a greve. Até lá, o Comando de Greve recomenda a total adesão à greve, pois casos excepcionais serão pontualmente analisados.

Entendemos que apenas com um movimento sólido e abrangente conquistaremos as nossas reivindicações da Pauta Local.

Em breve publicaremos mais informações aqui no blog. Fiquem atentos.

Saudações grevistas,

GT de Comunicação e Imprensa – Comando de Greve dos TA’s da UFABC.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s