ABCD Maior: Técnicos da UFABC retornam ao trabalho

03/09/2012 – EDUCAÇÃO Por: Rosângela Dias (rosangela@abcdmaior.com.br)

Servidores voltaram as atividades nesta segunda (03/09), após 81 dias em greve

Os 566 técnicos administrativos da UFABC (Universidade Federal do ABC) retornaram às atividades nesta segunda-feira (03/09), após 81 dias em greve. O fim da paralisação foi aprovado em assembleia na última quinta-feira (30/08) após acordo com a reitoria da instituição, que aceitou realizar reuniões semanais para discutir as reivindicações da categoria.

A maior parte dos servidores voltou ao trabalho na segunda-feira (27/08) da semana passada, depois que a Fasubra (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras) assinou acordo com o governo federal, que ofereceu reajuste de 15,8% dividido em três anos. No caso da UFABC, o fim da greve foi adiado por conta da pauta local. A redução da jornada de trabalho para 30 horas em setores com mais de 12 horas diárias de atendimento público está entre os assuntos que serão discutidos com a reitoria.

O coordenador do Sinsifes, (Sindicato dos Servidores das Instituições Federais de Ensino Superior) do ABCD,  Alexsandro Carvalho, afirmou que o retorno foi tranquilo e que não é possível mensurar o tempo necessário para repor a demanda acumulada em consequência da paralisação. “Estamos iniciando o período pós-greve, repondo o trabalho que estava parado. Muitos setores essenciais estavam funcionando, por tanto, isso varia muito de cada setor”.

Outro ponto que consta do termo de acordo é a realização de uma consulta à comunidade universitária sobre a forma de eleição para os dirigentes eletivos, como o reitor. Os técnicos administrativos pedem que o pleito aconteça de forma paritária. Uma nova assembleia será realizada dentro de um mês para avaliar o andamento das conversas com a direção.

Professores – Os docentes da UFABC começaram nesta semana a discutir como será feita a reposição das aulas. A pauta será discutida tanto com professores como com os alunos. A proposta, assim como a continuidade da greve, será levada para a assembleia marcada para a próxima quinta-feira (06/09). Os servidores da UFABC aderiram a greve em 5 de junho, 20 dias depois do início da greve nacional.

fonte: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=44064

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s