Sobre a entrada da PM no Campus Santo André no dia 31 de julho

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na Assembleia Geral do dia 02 de agosto aprovamos por unanimidade uma moção de repúdio a entrada de uma viatura da PM no dia 31/07, momentos antes do ato que realizamos em frente ao Bloco B. Da viatura desceu um tenente que portava de forma ostensiva uma metralhadora. A Viatura permaneceu em frente do Bloco B por cerca de 30min. Entendemos que não é necessário metralhadoras para auxiliar o trânsito de veículos e que  esperamos que o fato relatado não repita-se. Segue abaixo o oficio protocolado na reitoria e a resposta enviada pela Comissão de Negociação da Reitoria.

OFÍCIO ENVIADO À REITORIA CONTENDO A MOÇÃO DE REPÚDIO PROTOCOLADA NO DIA 02 DE AGOSTO

Ofício 06/2012

Santo André, 02 de agosto de 2012.

Ao Magnífico Reitor Prof. Dr. Hélio Waldman,

O Sindicato dos Servidores das Instituições Federais de Ensino Superior do ABC – SinSIFES-ABC, vem apresentar a moção de repúdio aprovada pelos técnicos-administrativos por unanimidade em Assembleia Geral no dia 02 de agosto de 2012.

Moção de repúdio à presença da Polícia Militar no Campus da UFABC

No dia 31 de julho, atendendo a chamado da FASUBRA, técnicos administrativos, estudantes e docentes da Universidade Federal do ABC, da UNIFESP, funcionários do IBGE e integrantes do MTST concentravam-se no campus Santo André da UFABC para fazer um ato pacífico, de denúncia do descaso do governo federal para com a pauta de reivindicações do funcionalismo público federal em uma greve que já faz dois meses.

No início do ato, uma viatura da Polícia Militar entrou agressivamente no campus e, em manobras bruscas, estaciona o carro em frente ao Bloco B. Dois policiais desembarcam da viatura, sendo que o tenente portava de forma ostensiva uma metralhadora no intuito de amedrontar os manifestantes. Após o policial militar ser questionado que a presença da PM no espaço da universidade apenas poderia ocorrer após ordem expressa da instituição, os mesmos retiraram-se.

Vimos por desta carta, manifestar nosso repúdio contra a ação da PM, cuja atitude evidencia cada vez mais o caráter repressor desta instituição contra os movimentos dos trabalhadores. O aparato repressor do Estado, se falha em garantir a segurança dos trabalhadores e da população como um todo, está sempre presente e pontual para reprimir os movimentos sociais e movimentos dos trabalhadores.

Exigimos que o sr. reitor Helio Waldman se manifeste a respeito do chamamento da PM à universidade, bem como se comprometa que o mesmo não voltará a se repetir. Não queremos que aconteça com a UFABC o mesmo que aconteceu na UNIFESP e na USP do reitor João Grandino Rodas, onde o convênio com a PM vem para coibir e extinguir o movimento estudantil e o forte movimento dos trabalhadores do sindicato combativo da Universidade de São Paulo.

E-MAIL EM RESPOSTA À MOÇÃO DE REPÚDIO ENVIADO PELA REITORIA

Prezados Alexsandro, Delcivan e Roberta,

Em atenção à Moção de Repúdio à presença da Polícia Milita no Campus da UFABC recebida do SINSIFES ABC, a Reitoria solicitou esclarecimentos à Prefeitura Universitária (PU), que prontamente respondeu nos termos da anexa mensagem.
A Reitoria se considera satisfeita com as explicações apresentadas e redireciona a mensagem à esta representação sindical, para tomarem conhecimento, e se for o caso, propor sugestões que lhe pareçam oportunas.
Colamos abaixo a mensagem da Prefeitura Universitária, com informações que procuram esclarecer o ocorrido.
Em nome da Reitoria, ficamos a disposição para continuar o diálogo,
Atenciosamente,
Kamienski, Mauricio e Comaru,

 E-MAIL DA PREFEITURA UNIVERSITÁRIA

2012/8/6 Prefeitura <prefeitura@ufabc.edu.br>

Prezados,

Em atenção ao ofício 06/2012 encaminhado pelo SINSIFES ABC referente à “Moção de Repúdio à presença da Polícia Militar no Campus da UFABC”, a Prefeitura Universitária primeiramente esclarece que é totalmente contra qualquer ato ou medida repressora e que sempre defendeu os princípios de democracia e respeito à diversidade de ideias.

Esclarecemos que no dia 31 de julho, segundo o relatório de ocorrências da empresa prestadora de serviços de segurança patrimonial, por volta das 9:30h chegou uma viatura da PM (Prefixo Nº. 10003) pela “Portaria P01 – Carrefour” em frente ao Bloco B. O segurança questionou os dois policiais sobre a visita, sendo informado que estavam lá para dar apoio ao trânsito na passeata anunciada pelos servidores em via pública. Como o segurança não conhecia a pauta do movimento, o PM Sargento Daniel solicitou apenas permissão para manobrar a viatura, ficando um dos PM do lado de fora junto ao segurança, enquanto o outro manobrou a viatura dentro do campus, ação que durou aproximadamente 05 (cinco) minutos.

Informamos ainda que, 05 (cinco) minutos após a viatura da PM deixar a UFABC, outra de Prefixo nº. 10107 chegou na mesma portaria, e desta vez o Cabo Claudinei conversou com o Supervisor da Segurança da UFABC, reafirmando a intenção de dar apoio ao trânsito em passeata anunciada em via pública, sendo que os policiais permaneceram por cerca de 45 (quarenta e cinco minutos) em frente ao Carrefour e foram embora.

Destacamos que durante e após o evento não foi registrado nenhum incidente.

Ressaltamos ainda, que a própria carta do SINSIFES ABC relata que os policiais se retiraram logo após serem questionados sobre o motivo de sua presença.

De qualquer forma, este fato não condiz com o histórico da UFABC que possui um bom relacionamento com a Policia Militar, que tem colaborado para melhorar a segurança da comunidade acadêmica.

A Prefeitura Universitária informa que está tomando as medidas necessárias para uma melhor instrução aos seguranças patrimoniais quanto à permissão de acesso aos câmpus, para evitar mal entendidos.

Diante todo o exposto, caso o SINSIFES ABC entenda que ainda seja necessária uma melhor apuração dos fatos, a PU apoiará a abertura de uma sindicância.

Atenciosamente

Prefeitura Universitária

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s