Protestos de servidores federais causa lentidão na Av. Paulista

Um protesto de servidores de diversos órgãos federais que estão em greve interditou parcialmente a avenida Paulista na tarde desta quinta-feira.

O bloqueio ocorreu em duas faixas no sentido Consolação, na altura da rua Augusta. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o trânsito foi liberado por volta das 16h, mas ainda causava congestionamento de 3 km, desde a rua Vergueiro.

O protesto tem a participação de servidores dos ministérios como da Previdência, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e principalmente da Justiça Federal, que decretou greve ontem (8). Também estão no ato professores e alunos de universidades federais, como a UFABC (Universidade Federal do ABC Paulista), que está em greve há mais de 80 dias.

Segundo os manifestantes, cerca de 500 pessoas estão na Paulista –policiais militares que acompanham a movimentação falam em 300.

Com faixas e carros de som, a passeata saiu do Fórum Cível Pedro Lessa e seguiu até o Banco do Brasil, onde fica o escritório regional da Presidência da República. O protesto tem apoio da Conlutas, central sindical ligada ao PSTU e PSOL.

De acordo com os manifestantes, o objetivo do ato é aumentar a pressão sobre o governo federal para que sejam aceleradas as negociações com as categorias.

O protesto, também feito em outras cidades do país, tem o mote “Chega de enrolação, negocia Dilma!”. Os servidores dizem que as negociações duraram quatro meses, em oito rodadas que não chegaram a um acordo.

A pauta do funcionalismo federal reivindica reajuste de 22,08%, manutenção da jornada de 30 horas sem redução de salário, concurso público, melhores condições de trabalho e mais verbas para o setor público.

TRANSTORNOS

Motoristas e pedestres que passam pela avenida criticam os transtornos causados pelo protesto.

O taxista Tiago Lacerda Salvino conta que demorou 15 minutos para fazer um trajeto que normalmente faria em 3 minutos.

Já a doméstica Edna Alves era uma das pessoas que lotavam um ponto de ônibus da avenida. “Estou esperando a linha da Lapa [zona oeste] há pelo menos 30 minutos e nada”, disse. (FELIPE SOUZA)

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1134566-protestos-de-servidores-federais-causa-lentidao-na-av-paulista.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s