UFABC adere à greve nacional de professores

Quinze dias após início da greve dos professores das instituições federais de Ensino Superior, a UFABC (Universidade Federal do ABC) decidiu aderir ao movimento. Em assembleia realizada na quinta-feira, os educadores da unidade de ensino optaram pela paralisação por tempo indeterminado a partir de terça-feira. Até o momento, docentes de 48 universidades já suspenderam as atividades.

O calendário acadêmico da UFABC foi o que determinou que a instituição aderisse ao grupo grevista apenas agora. Após recesso de três semanas, 40% dos 430 professores da unidade se reuniram para discutir o tema, explica o presidente da ADUFABC (Associação dos Docentes da UFABC), Armando Caputi.

O principal pedido dos profissionais é negociação com o governo acerca de melhorias na carreira. “Fomos levados a este movimento devido à reticência do governo em cumprir acordo para reestruturação da carreira dos professores”, destaca.

O movimento é considerado pelo comando nacional de greve do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) um dos mais fortes já observados. A expectativa é intensificar as ações de mobilização para pressionar o governo a abrir negociação com a categoria. Reunião agendada para segunda-feira entre os professores e representantes do Ministério da Educação foi cancelada e outra data para discussão ainda não foi marcada.

UNIFESP

Os docentes da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) realizarão nova assembleia geral na segunda-feira, às 11h30, no campus São Paulo, para debater os próximos passos da greve que atinge os seis campi da instituição. Os 200 docentes de Diadema iniciaram a greve em 17 de maio.

Fonte: Diário do Grande ABC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s