Resumo da 1a. reunião do Comando de Greve

Participantes:

Lígia Gomes, Roberta Kelly, Alexsandro, José Carlos, Juliano, Pedro, Henrique, Chemalle, Silas, Vinicius, Rodolfo, Emerson (discente / DA- SBC), João (discente SA), Carol (discente SBC).

Abriu-se a reunião com uma fala sobre a importância do Comitê de Greve, e suas atribuições, neste momento:

Alexsandro: A maioria de nós temos pouca ou quase nenhuma experiência com a organização dos trabalhadores em prol da luta pelos seus direitos, por isso, talvez seja necessário explicar o que é um Comitê de Greve (CG). O CG é instituído para organizar todas as ações dos trabalhadores durante a greve, bem como é responsável pela comunicação com os colegas e, no nosso caso, com a Reitoria. Durante o estado de greve é o CG o responsável pela folha de freqüência, e também, pela definição das atividades que serão realizadas com os servidores, pois, trabalhador em greve não deve ficar em casa, e para isso é preciso que o próprio CG se organize e divida as atribuições entre seus membros.

Após esta fala inicial, os presentes fizeram uma fala de manifestação sobre a greve:

João: parabenizou os técnicos administrativos pelo movimento e manifestou apoio. Sugere um ‘clima de greve’: que sejam feitas faixas, panfletagem, etc. Sugere, ainda, a participação deste Comando de Greve na Assembléia dos alunos segunda-feira (04/06), às 18h.

Emerson: parabeniza e apóia a greve dos TA’s e docentes, e ratifica a importância de falarmos com os alunos pois tem percebido que entre eles o apoio está dividido.

Vinícius: disse que sua participação no CG não tem nada a ver com as questões da PROEX, mas pediu que estudássemos um jeito de não inviabilizar a realização do UFABC para Todos devido a importância do evento junto a comunidade externa e ao fato de, perdendo-se esta data perde-se o período de inscrição do ENEM. Teve o apoio do Silas e da Roberta.

Pedro: ressaltou que é preciso tomar cuidado para que estas atividades do UFABC para Todos não se caracterize como “furar” a greve, pois apenas os setores essenciais podem funcionar durante o período de greve. Alexsandro disse que é o CG que decide quais são os setores essenciais.

Zé Carlos: sugere tirarmos nomes para negociação com o Sindicato dos Professores a identificação dos setores essenciais.

Silas: mostrou preocupação com as atividades de aula a distância, pois, pode ser caracterizado como furar a greve (visto que as aulas no Tidia são dadas, também, para a graduação).

Juliano: disse que “furar a greve” é mais prejudicial que não ter greve. Sugere que seja proposto greve estudantil na Assembléia de segunda-feira, para evitar que os professores que insistam em furar a greve tenham ‘voz’ entre os alunos. Sugere que o CG procure conhecer as atividades dos setores para identificar o que é essencial e converse com os coordenadores dos laboratórios didáticos. Henrique sugere que o CG, dentre suas atividades, planeje o calendário de reposição. A discente Carolina (SBC), acredita que se o transporte da Universidade parar, os professores terão menores condições de furar a greve. Diversos setores de essenciais foram levantados pelo CG: setores de pagamento de bolsas, saúde, segurança, biotério e (RU – sem consenso entre o grupo).

Chemalle: disse ser importante orientarmos os estagiários e terceirizados, e sobre o calendário de reposição, que os representantes TAs fiquem atentos as discussões que irão ocorrer no Comitê de Graduação e CONSUNI.

Ligia: acredita que a “organização de uma categoria só fortalece a da outra” e que precisamos fortalecer a nossa greve. Trouxe proposta de servidora de SBC de pararmos a Av. do Estado com alguma atividade e pedi que melhoremos a comunicação/ atualização do site ou criemos um blog do CG. A proposta do blog foi aceita e a atividade na Av. do Estado será estudada pelo CG, pois, conforme lembrou o Alexsandro, precisaremos de apito, faixas, reunir um número razoável de pessoas, etc. A fala do Alexsandro, lembrou que a UFABC tem direito a 2 representantes no Comando Nacional de Greve da FASUBRA, e propôs que montemos uma barraca na entrada do Bloco A para caracterizar nosso ponto de encontro, o Henrique se disponibilizou a trazer a barraca.

A fala final do Zé Carlos foi no sentido de darmos os encaminhamentos e dividirmos as atividades do CG; então, ficou acordado que:

Divisões de atividades no Comitê de Greve:

  • Comunicação: Ligia e Pedro (incluindo a criação do blog e envio de emails informativos aos TAs)
  • Infra-estrutura: Henrique
  • Financeira: Freitas e Delcivan
  • Comunicação e memória histórica (atas das assembléias e das reuniões do CG e fotos): Roberta e Chemalle
  • Jurídico: em aberto
  • Atividades da greve: Alexsandro, Silas, Vinícius e Zé Carlos.

Encaminhamentos:

  1. Procurar Comissão do UFABC para Todos: Pedro, Roberta, Vinícius e Henrique.
  2. Escrever Ata da nossa Assembléia para FASUBRA (a fim da participação do Silas na atividade de segunda-feira): Alexsandro e Zé Carlos.
  3. Email para os Tas sobre as decisões votadas na Assembléia: Delcivan
  4. CI para Reitoria sobre a greve dos Tas: Alexsandro e Zé Carlos
  5. Escrever carta aberta para os estudantes: Lígia
  6. Síntese dos GTs do dia 09/05 (1 dia da paralisação dos Tas) – Roberta, Silas e Juliano
  7. Encaminhar o resumo da I reunião do Comitê de Greve: Roberta
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s